Vanda Mota



Vanda Mota nasceu em Teresina, Piauí, onde iniciou seus estudos de dança clássica e contemporânea.
Continuou sua formação em S. Paulo e em 1990 mudou-se para Paraty¹. Após uma temporada em Nova York, trabalhando com diferentes grupos, retornou a Paraty em 1997². Desenvolveu trabalhos com a comunidade Campinho da Independência e montou a companhia DançanteAto.

Em 2001, juntamente com Luís Perequê montou o Silo Cultural José Kleber aonde vem desenvolvendo seu trabalho.
Em 2006, através de um convênio com a Eletronuclear, deu formação e montou o espetáculo Casa de Farinha com um grupo de jovens de Paraty. Com este espetáculo vem dando continuidade ao seu trabalho de formação e desenvolvimento artístico para jovens e adultos de Paraty.
Em 2008, através da Secretaria do Estado, produziu um DVD de dez anos de trabalho em Paraty.
Em 2011 estreou O Sapo e a Bromélia, um espetáculo de teatro e dança para crianças e circulou com o Casa de Farinha por cidades da Rede Caiçara  de Cultura, ambas ações de um novo convênio com Eletronuclear.
Em 2012 desenvolveu o Espetáculo De porto e alma, um trabalho conjunto com os bailarinos. Com este trabalho percorreram, além de Paraty, as cidades de Angra dos Reis, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilha Bela, Santos, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2013 Vanda e a Cia DançanteAto trabalharam na criação de um novo espetáculo com novos integrantes. Com o apoio da Eletrobrás Eletronuclear o Espetáculo Siranda foi formado pela Cia DançanteAto 2 e se apresentou na Casa da Cultura de Paraty.
Em 2014 Vanda dirigiu e participou do Espetáculo De porto e alma em apresentação na Galeria Olido - SP. E circulará com a Cia DançanteAto2 com o Espetáculo Siranda por Ubatuba, Angra dos Reis, Caraguatatuba, São Sebastião e Lídice.



¹ Vanda veio para Paraty para participar do Teatro Espaço.





² Uma das primeiras performances realizadas por Vanda Mota em Paraty após retorno de Nova York.